30 de jun. de 2009

Começando Agora


Quem pensa que o período dos festejos juninos acabou no cariri está redondamente enganado. Em sumé, por exemplo, a festa começou ontem com as apresentações das Bandas Red Bull e Imagem. Nesta Terça Feira tem Banda Chamego Bom e Garota Safada e na Quarta-Feira, Os três do Nordeste e Alcymar Monteiro.

Todos os shows acontecem em frente ao Ginásio de Esporte O Netão.

Vai Ser Votada


O presidente da Câmara, Michel Temer, apresenta na terça-feira (30) ao Colégio de Líderes o projeto de reforma eleitoral, que vai alterar as leis 9.504/97 e 9.096/95. A proposta, que será assinada pelos líderes, deverá ser apresentada ao Plenário ainda na próxima semana, segundo o coordenador do grupo que elaborou as novas regras de campanha, deputado Flávio Dino (PCdoB-MA). O deputado afirmou que a tramitação pode ser rápida, apesar de serem esperadas emendas e destaques durante a votação.

Na reunião desta quarta-feira, ficou decidido que está amplamente liberada a utilização de todos os meios da internet para campanha eleitoral. De sites até e-mails, passando pelo twitter, os candidatos poderão utilizar todos a partir de 5 de julho para pedir votos.

Até lá, os políticos podem manter páginas e outros recursos, mas não podem usá-los para pedir votos antes de iniciada oficialmente a campanha.

Doações

Só poderão fazer doações pela internet as pessoas físicas. O limite será o mesmo já em vigor, de 10% da renda bruta anual. As doações serão identificadas inclusive pelo CPF.
Direito de respostaOs candidatos terão direito de resposta no caso de calúnia, injúria ou difamação cometidas por meio da internet, assim como ocorre em outros meios.

A proposta vai manter para debates na internet a mesma disposição daqueles realizados em televisão. As regras devem ser aprovadas por dois terços dos participantes. Não serão permitidos anúncios pagos na internet.

A única exceção é para as cópias dos jornais publicadas em PDF nos sites das empresas jornalísticas. Como é permitida a publicação de dez anúncios em jornais durante a campanha, caso essas páginas sejam reproduzidas, eles também serão.

Campanha

A reunião também alterou a proposta de reforma eleitoral já apresentada. Os outdoors, que haviam sido liberados, foram novamente proibidos, ficando liberados todos os outros meios de propaganda.

A partir de 2014 a votação eletrônico terá uma tela resumindo todo o voto, com uma cópia em papel para o eleitor depositar numa urna. A proposta, explicou, uma bandeira do PDT, permitirá melhor fiscalização e até uma recontagem e também dará mais certeza ao eleitor sobre seu voto.

Tempo de propaganda

Algumas das alterações atingem mais diretamente os candidatos e partidos políticos. É o caso da mudança de tempo destinado aos candidatos ao Senado nos anos em que a renovação for de dois terços. O tempo passa de 10% a 15% do total do horário de propaganda.

Todo o material publicitário impresso deverá indicar o suplente, no caso dos senadores, e vices, no caso dos candidatos majoritários, utilizando pelo menos 10% do espaço.

Hoje, quando há uma execução judicial de dívida de qualquer candidato, em qualquer nível, é comum, explica o deputado Márcio França (PSB-SP), sentenças que bloqueiam as contas de todos os níveis partidários. A regra da proposta é de que isso será individualizado. O deputado informou que também será permitido expressamente que os partidos repassem aos candidatos as doações que receberem.

Também mudam as regras para uso do Fundo Partidário. Se um partido faz mau uso, hoje é ele é punido pela perda total dos recursos do fundo no ano seguinte. A proposta prevê uma gradação que respeite a proporcionalidade entre a falta e a perda.

Segurança Total


Um fato positivo nos festejos juninos de Monteiro foi com certeza a segurança dada aos participantes do evento. O esquema montado pelas policias Militar e Civil é dignina de elogios, pois não tivemos nenhuma ocorrência grave, graças ao bom desempenho dos policiais que pouco tem seus valores reconhecidos.

Acidente com Banda de Forró


Um acidente envolvendo o ônibus da banda de forró Capú de Fusca, da cidade de Pombal - que por pouco não provocou uma tragédia com vários mortos - deixou saldo de duas vítimas fatais na manhã de ontem (29), na descida da serra de Teixeira, região de Patos.

O acidente ocorreu por volta das 10 horas, quando o grupo retornava para Pombal de um show na cidade de Caetés (PE), quando o veículo que conduzia cerca de 25 pessoas, perdeu os freios em um dos trechos da serra.

Para não descer o barranco, de mais de 30 metros de altura, o motorista Antônio Filho, puxou o ônibus para a contramão, colidindo de frente com um Fiat Uno, de placas MNE 4078, de Areia de Baraúna (PB), que vinha em sentido contrário, com cinco ocupantes, inclusive uma criança.

Com o choque, morreram no local Maria Socorro Gomes e José Santiago dos Santos, que vinham no Uno. Os demais foram socorridos para o hospital regional de Patos. Alguns integrantes da banda tiveram ferimentos considerados leves. Apenas um deles fraturou um dos pés.

Psonline

Cofrinho das Drogas


Uma mulher de 57 anos foi presa em flagrante na tarde desse domingo (28) tentando levar drogas para um presidiário detido no Presídio do Róger, em João Pessoa.

De acordo com policiais da 1ª Delegacia Distrital de João Pessoa, Lucinete Firmino de Lima tentou passar com a droga escondida no ânus. Com ela foi encontrada crack, cocaína e maconha.


A Polícia informou que ainda não saber para qual detento a droga deveria ser entregue.
Lucinete foi encaminhada à Central de Polícia, no Centro da Capital onde permanece à disposição da Justiça.


A palavra online

29 de jun. de 2009

Problemas Pela Frente


Passada a euforia dos festejos juninos a prefeita de Monteiro, Ednacé Henrique, terá pela frente inúmeros problemas para se preocupar. O sindicato dos servidores está organizando uma paralisação dos servidores da saúde pelo não pagamento da insalubridade e periculosidade.

As péssimas condições em que se encontram as estradas da zona rural será outro problema que a gestora municipal deverá encarar, pois o período chuvoso está chegando ao fim e os moradores começarão a reclamar o melhoramento das mesmas, onde várias localidades estão totalmente intransitáveis.

Além disso, na próxima quinta-feira (03), os vereadores retornam do recesso e a oposição deverá levantar várias questões administrativas que não foram esquecidas só por conta do show do sertanejo Leonardo, ou seja, a festa passou e a vida vai continuar e com ela os problemas a serem resolvidos.

O Encontro


Os deputados monteirenses Carlos Batinga e João Henrique dividiram as atenções da política na cidade de Zabelê na tarde de ontem (28). É que os dois estiveram no município no mesmo dia e horário só que em eventos diferentes.

Enquanto João Henrique visitava a residência do ex-Prefeito Lucivaldo Vaz, do outro lado da rua, Batinga participava da inauguração de um sindicato.

Em meio a foguetórios de lá pra cá os correligionários de ambos se esforçavam para receber da melhor forma possível cada um dos deputados. Imaginem quando 2010 chegar.

Monteirense Fica em Segundo


A grande final do Forró Fest 2009 aconteceu em noite fria e chuvosa do sábado (27) em Campina Grande. Uma multidão se reuniu no Arraial Hilton Mota, no Parque do Povo, para conferir ao vivo e em primeira mão o resultado depois de quatro eliminatórias que animaram com muita festa as cidades de Patos, Guarabira, João Pessoa e Monteiro.

A música vencedora da 13ª edição do Forró Fest é “Tudo Vai Melhorar," composta por Josenildo Tavares Gomes. Em segundo lugar ficou a canção “Bate Coco”, escrita pelo monteirense Jorge Andrade com o cantor Valterlins, que levou também o prêmio de Melhor Intérprete.

O cantor e compositor Roberto Amaral, que ficou em terceiro lugar com a música “Um Pouquinho de Nordeste”.

Pagamento em Dia



Salário de junho será pago terça-feira aos servidores estaduais o pagamento acontece em um único dia cumprindo determinação do governador.

O secretario Antonio Fernandes voltou a afirmar que o pagamento dos salários, em um só dia, dentro do mês trabalhado, é um dos compromissos assumidos pelo governador José Maranhão no início da atual gestão, como parte integrante da política de valorização do servidor público estadual e de um conjunto de ações voltadas para retomada do desenvolvimento do Estado e o equilíbrio da máquina administrativa.

O São João de Lula


O presidente Lula promoveu no final de semana a tradicional festa junina na residência oficial da Granja do Torto, em Brasília. Ministros, assessores e amigos foram convidados.

O movimento na Granja do Torto começou por volta das 20h30. Os ministros deixaram carros oficiais e motoristas de lado e foram de carro particular.
A festa começou com uma procissão liderada pelo presidente Lula, que segurava um estandarte com imagens de santos.Os convidados foram vestidos a caráter, com trajes caipiras.

A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, que não era uma presença certa, compareceu. Já os ministros da equipe econômica – Paulo Bernardo, do Planejamento, e Guido Mantega, da Fazenda – não foram.


G1

Era só Fachada


Em entrevista ao tabloide inglês News of the World, Debbie Rowe, mãe de dois dos filhos de Michael Jackson, alega que cantor não é o pai biológico das crianças, e que teria sido inseminada artificialmente por doador anônimo."Depois do segundo filho, ele não quis mais saber de mim. Eu era apenas um invólucro. E o sêmem não era de Michael", revelou.
De acordo com o site Ego, Debbie, mãe de Prince, com 12 anos, e Paris, com 11, também afirmou na entrevista que não tem interesse em ficar com a guarda dos filhos. "Eu fui paga por isso e segui em frente.

Eu sei que nunca mais verei meus filhos novamente", disse à publicação. Na época, Debbie teria recebido cerca de 13 milhões de reais, além de uma casa em Bervely Hills, para desistir da custódia das crianças. Debbie era recepcionista em uma clínica dermatológica em Bervely Hills da qual Michael era cliente, e se casou com o astro em 1996, divorciando-se três anos depois.

Segundo contou ao jornal, o casamento foi apenas uma fachada para sua barriga de aluguel. Debbie conta que eles nunca fizeram sexo e que foi dispensada após a segunda gravidez por não poder mais ter filhos.
Ego