25 de set. de 2009

Febre Aftosa


A segunda etapa da campanha 2009, contra febre aftosa na Paraíba iniciará no dia 1º de outubro e se estende até o dia 31, conforme o calendário estabelecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A vacinação é obrigatória em bovinos (Gado) e bubalina (búfalo) de todas as idades. A Secretaria do Desenvolvimento Agropecuária e da Pesca (Sedap), através da Defesa Agropecuária, vem tomando todas as providências, sobretudo na divulgação, para que se consiga a adesão de todos os criadores de gado do Estado.

O secretário Ruy Bezerra Cavalcanti Junior alerta que a vacinação “é uma exigência do mercado internacional”. Para ele, o empenho dos pecuaristas é muito importante "todos os bovinos e bubalinos do Estado deverão ser imunizados. A preocupação é tirar a Paraíba da Zona de Risco Desconhecida, para o status de risco médio e logo após o Estado alcance a área livre com vacinação”, disse.

A campanha vai acontecer durante todo o mês de outubro, como informou o gerente Executivo da Defesa Agropecuária, Jamir Mascena de Sousa.Para que a campanha tenha êxito, a Secretaria está em contato com os proprietários das lojas que vendem a vacina para que não deixem faltar o produto durante o período. “O criador tem de fazer a sua parte, mesmo porque a legislação estabelece multa a quem não vacinar”, comenta Jamir.

Secom