21 de mai. de 2009

Proibição aos Sertanejos


O dep. estadual Carlos Dunga (PTB), irá propor na Assembléia Legislativa um projeto que cria uma Lei proibindo a contratação de artistas com estilo de música sertaneja no período junino na Paraíba. O dep. basea-se no carnaval da Bahia onde é proibido tocar frevo só se toca axé e também em Caruaru onde este ano só foi contratado para o São João artistas que tocam verdadeiramente o forró.

Concordo que isso não é período para Vitor e Léo, Zezé e Luciano, entre outros, estarem se apresentando no Nordeste. No entanto, os promotores de eventos ou os Prefeitos é que deveriam vetar isso tipo de atração e não por meio de imposição de Lei.

Aliás acredito inclusive que tal Lei seja incostitucional, pois fere o art. 5º, IX da Constituição Federal que diz: É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença, e ainda o inciso XIII, que afirma: É livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer.

Não se pode proibir uma apresentação artística por descriminação ao ritimo da música, estaria ferindo os direitos e garantias fundamentais.