17 de dez. de 2009

Casamento só Entre Católicos


Católicos e não Católicos vão ser afetados pela decisão do Papa Bento XVI divulgada nesta terça-feira (15). Bento XVI comunicou à comunidade católica que os casamentos entre católicos e não católicos não são considerados válidos.

O Santíssimo padre decidiu alterar o Código de Direito Canônico e apertou o cerco aos menos ortodoxos dentro da Igreja Católica. Mas não foi apenas o sacramento do casamento que sofreu alterações. No documento papal, Bento XVI altera ainda os artigos 1008 e 1009, impedindo os diáconos - homens ao serviço da Igreja, alguns deles casados - de substituir o padre nas suas funções.

O alterado artigo 1124 estabelece que "é inválido o matrimônio entre duas pessoas, uma das quais batizada pela Igreja Católica ou nela integrada e outra que não seja batizada". Ou seja, católicos e não católicos deixam de poder casar-se pela Igreja. Fica por esclarecer se os casamentos celebrados antes desta alteração são abrangidos pelas novas regras - ou seja, se deixam de ser reconhecidos todos os matrimônios celebrados entre batizados e não batizados ou com pessoas de outras religiões.

Do www.ionline.pt