4 de nov. de 2009

Ex-Dama de Ferro


Rosane Malta, ex-mulher de Fernando Collor, fala que está vivendo um momento pior do que o do impeachment do ex-presidente, em 1992.

— No impeachment, nós perdemos um cargo, mas, agora, foi a minha vida. Estava debilitada, frágil, tinha perdido minha mãe. Imagina você chegar em casa e não encontrar mais o seu marido? — pergunta ela. — Em quatro anos e meio, nunca ter falado com ele ao telefone, nunca ter tido um contato com ele? Então, isso é o que mais me dói.

Às voltas com ação na 27ª Vara de Família de Alagoas para receber - segundo o seu advogado Joathas Lins de Albuquerque - R$ 334.950 referentes a pensões atrasadas, Rosane briga na Justiça para ter direito à metade do patrimônio do ex-marido. A disputa é difícil já que assinou, quando se casou, pacto abrindo mão de todos os bens do mandachuva da Organização Arnon de Mello - um grupo que inclui uma TV, um jornal, um site de notícias, uma gráfica e quatro rádios. Atualmente, Rosane recebe de Collor pensão de R$ 13 mil, um terço do que ganhava na época em que Paulo César Farias dizia que "madame estava gastando demais".

O senador ainda paga o salário de quatro funcionários da mansão de Murilópolis, comprada logo após o casal deixar o Palácio dos Martírios, então sede do governo de Alagoas. Rosane dirige o próprio carro, um Fiesta 2007, vai a supermercado e paga as contas. Viagens? Só perto de Maceió. Não, ela não esquia mais em Courchevel, nos Alpes franceses. Na casa, decorada com tapetes persas e porcelanas vindas de Miami, restam apenas os livros do ex-marido. Retrato do casal à mostra, só um. Rosane ainda tem no armário roupas de estilistas europeus, mas acusa Collor de ter lhe "confiscado" joias e malas da grife Louis Vuitton.

- Tive um grande amor que foi o Fernando. Nunca imaginei que fosse terminar assim - diz, acrescentando que seu marido saiu de casa dizendo aos empregados que ia a Recife e nunca mais voltou. Depois, ela viu a foto dele em jornais com a atual mulher, Caroline Medeiros,com quem Collor teve duas filhas.