5 de out. de 2009

Reduzir o Colesterol



Reduzir os níveis de colesterol e de triglicérides no sangue pode ser conseguido apenas com algumas mudanças nos hábitos de vida. É claro que, em alguns casos, há necessidade de utilizar medicamentos que levem a esse resultado, mas, muitas vezes, diminuir o consumo de gorduras e fazer exercícios podem ser medidas suficientes.

O cardiologista Guilherme Barretto Alves, da Unidade de Reabilitação Cardiovascular e Fisiologia do Exercício do Instituto do Coração (Incor), em São Paulo, dá algumas dicas de como proceder para baixar ou manter os níveis de lipídeos no sangue em patamares apropriados. Ele alerta, porém, que antes de qualquer mudança, o recomendável é consultar o médico para verificar quais as medidas apropriadas para cada caso.

1. Consulte um nutricionista. Nem sempre basta saber que é preciso reduzir a quantidade de gordura na alimentação. Essa quantidade, assim como a qualidade da alimentação, pode variar em função de diversos fatores, como peso, idade, nível de atividade, risco de doenças cardíacas, quantidade geral de calorias nas refeições. Um nutricionista pode elaborar um cardápio adequado de forma individualizada, levando em conta, também, os hábitos alimentares de cada pessoa.

2. Opte pela moderação. Cuidar da alimentação não significa cortar definitivamente uma série de alimentos. Às vezes é necessário apenas reduzir a quantidade, fazer combinações diferentes ou estabelecer rotinas para sair da linha uma vez ou outra. Cuidar da alimentação adequadamente pode permitir, por exemplo, uma ida a um fast food uma vez por semana, beber uma cerveja vez ou outra e assim por diante, sempre seguindo as orientações dadas pelo nutricionista e pelo médico.

3. Substitua gorduras. Além de evitar carnes gordas, outras medidas podem ser tomadas para diminuir o consumo de gorduras saturadas. Produtos à base de leite devem preferencialmente ser consumidos em suas versões light ou desnatadas. Também a gordura trans, resultado de um processo de industrialização de alimentos, deve ser evitada. Já existem alguns produtos industrializados sem gordura trans e, em caso de dúvida, dê preferência a produtos in natura.
4. Menos frituras. Outra maneira de reduzir o consumo de gorduras é reduzir frituras a
preparar os alimentos. É melhor optar por pratos que possam ser assados, grelhados, cozidos ou fervidos. Experimente também reduzir a quantidade de óleo utilizada nos refogados e dê preferência ao óleo monoinsaturado, como os de oliva, canola, soja ou amendoim.

5. Mexa-se. Nem sempre basta alterar a alimentação. Aliás, para qualquer pessoa, saudável ou com risco de doenças cardiovasculares, praticar atividades físicas é fundamental. Quem precisa reduzir níveis de colesterol e triglicérides tende a obter mais sucesso e em menos tempo se, além de tomar cuidado com a alimentação, fizer também um programa de atividades físicas. Uma hora, três vezes por semana, é o mais apropriado.

6. Faça “pequenos” exercícios. No dia-a-dia, pequenas atitudes podem ajudar o organismo a se manter ativo. Utilize a escada para subir um andar, desça do ônibus um ponto antes e complete o caminho a pé, despreze o controle remoto e levante-se para mudar o canal da televisão, não peça que lhe tragam um copo d´água e vá buscá-lo você mesmo.

7. Faça consultas periódicas. Vá ao médico regularmente, nos intervalos indicados por ele, para fazer o controle de seu nível de pressão arterial e de lipídeos.

8. Siga as orientações médicas. Lembre-se: não basta ir ao médico; é preciso seguir as orientações que ele lhe dá. Quando tiver dúvidas sobre elas, pergunte até ter certeza de de haver entendido tudo o que deve fazer.